A traição das elites

A traição das elites

João Ferreira do Amaral

Tem sido um lugar-comum da historiografia romântica portuguesa desde o século XIX acusar as elites portuguesas de depreciarem os interesses nacionais, deixando ao povo a defesa desses interesses, combatendo por eles enquanto as elites os vão traindo.

Como todo o lugar-comum, tem uma parte de verdade, embora de forma nenhuma se possa encarar esta posição das elites como uma regra geral, sempre verificável ao longo dos séculos.

Porém, dificilmente se poderá qualificar de outro modo que de traição o que aconteceu em Portugal na crise de 1383-85 e na perda de independência em 1580. Infelizmente, o que tem sucedido nas últimas duas décadas enquadra-se bem no mesmo tipo de situação.

A nível político e financeiro, o que se tem verificado em Portugal a pretexto da grande miragem de uma integração europeia utópica é uma verdadeira traição das elites.

Foram vendidos por um prato de lentilhas (ou seja por alguns milhões de euros de fundos estruturais) poderes soberanos nos domínios monetário e orçamental que são essenciais para assegurar a sustentabilidade do país neste período novo de aceleração da globalização. Basta olhar para o exemplo da Irlanda que, a propósito da multa da Apple, recusa receber biliões de euros em troca do prejuízo dos seus interesses nacionais para podermos comparar a qualidade das elites dos nossos dois países.

A nível financeiro, o Estado português foi entregue friamente nas mãos dos mercados financeiros e a banca portuguesa privada nas mãos de bancos de outros países, em particular de Espanha.

E, claro, a política de austeridade incidiu sobre a população de rendimentos médios e baixos e as elites passaram por ela apenas sacudindo alguns pingos dos seus eficazes capotes.

O 25 de Abril operou uma mais que necessária mudança de elites. Mas as que assim ganharam o cimo da pirâmide, instalaram-se, tornaram-se gananciosas e esqueceram os valores nacionais.

Não há, neste momento, maior bloqueio ao desenvolvimento de Portugal.

29Set2016